Metas, metas, e mais metas.
Há quem as ame e não viva sem ter elas. Há quem escreva e fuja delas durante todo o ano. Há quem nunca se dê ao luxo de sonhá-las. Metas não estão aí para nos fazer de escravos. Ao contrário, metas nos tornam livres. Metas tiram o foco de toda e qualquer possibilidade, para simplificar o que é essencial no ano.
Escrever metas é metade do problema. O resto, certamente, é realizá-las. Eu vim aqui incentivar você nesse especial de fim de ano a estar no controle da sua vida. Não porque você vai controlar o que acontece, longe disso, mas quem me dera. Você vai, antes de tudo, se sentir menos no automático e mais sabendo o que está fazendo.
Ninguém merece chegar no fim de ano perdido.
Ou você já está se sentindo assim?
Metas existem a título de comparação. Como saber se você melhorou em algo, se não tem um início e um fim para medir? Metas nos dão visibilidade e nos motivam. Se você fizer o mínimo, já vai ter feito mais do que nada. Então já vai ver resultados.
Comece devagar.
Exija-se menos.
É mais importante fazer 60 flexões em um mês e parar por 5 meses, ou fazer 10 flexões todos os dias por 6 meses? A consistência paga e paga bem.
Aqui começa o meu conselho mais recente de uma longa trajetória escrevendo metas anuais. Não só para mim, mas nas empresas que passei. Você não precisa de um KPI com uma meta super bem escrita. Na sua vida pessoal, você precisa mesmo é de uma meta: realista, desafiadora e que te faça se sentir feliz.
Ora, a vida já é feita de tantas obrigações. Seja bondoso com você na hora de escrever suas metas de vida. Um exemplo é escrever uma meta para tomar mais banhos de chuva no ano. Parece ser uma coisa boba, mas implica em você ficar feliz quando chove e aproveitar para estar presente. Talvez isso seja fantástico para quem anda muito rabugento com a vida.
Tenho também algumas metas de números. Sempre penso para quantos país quero viajar, quanto dinheiro quero gerar no ano, e coisas assim. Mas devo dizer, as metas que revolucionaram a minha vida são as mais simples.
Porque, de novo, o que te ajuda a realizar uma meta é estar feliz e em paz com ela. Aqui e aqui algumas ideias de metas.
Eu não acredito que o ano se renove só agora. O ano novo pode existir quando você quiser repensar a vida. Mas aproveitando que todos estão no mesmo clima, deixe sim essas coisas todas para 2025.
A única coisa que você precisa fazer ainda em 2024 é: escrever essas metas.
Escreva poucas e boas metas. Deixe em um lugar de fácil acesso para ser lembrado. Comece 2025 sabendo o que você quer fazer por você. Isso ninguém vai fazer por você, é melhor que você faça por si mesmo.
Um 2025 mais presente, livre, feliz e corajoso para você.